sexta-feira, 8 de maio de 2009

O QUE É UM PROJETO DE VIDA




Um Projeto de Vida é um plano colocado em papel para que possamos visualizar melhor os caminhos que devemos seguir para alcançar nossos objetivos.Para isso, necessitamos saber claramente quais são nossos objetivos e metas e, precisamos ter em mente também quais são os nossos valores, pois são eles que direcionarão nossas vidas. Se nossas metas não estiverem em congruência com nossos valores mais profundos, dificilmente estaremos satisfeitos com nossas vidas. Mesmo alcançando as metas, se elas não estiverem em harmonia com o que realmente nosso coração pede, sentiremos um vazio interior que poderá nos deixar confusos e sem direção.

Dessa forma, conhecer-se, saber o que a vida realmente significa para você e conhecer seus valores é de fundamental importância no planejamento do seu Projeto de Vida. Os valores também podem estão livres para serem modificados, pois a medida que evoluimos, nossos valores também evoluem. Nada é estático.
Um Projeto de Vida pode ser dividido em 8 áreas ou saúdes:

• Saúde Física
• Saúde Espiritual
• Saúde Intelectual
• Saúde Familiar
• Saúde Social
• Saúde Financeira
• Saúde Profissional
• Saúde Ecológica

Para saber como montar um Projeto de Vida e o que focar em cada Saúde, leia o artigo "Como montar um Projeto de Vida."
Autor: Saulo Nagamori Fong - Coordenardor do Instituto União é Ser Humano, Educador, Fotógrafo, Coach e Palestrante com abordagem psico-corporal.
Disponível em: http://www.pensamentopositivo.com.br/projetodevida/oqueprojetodevida.php

30 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Projetar a vida é ter em mente todos os objetivos desejados traçados, para que o caminho que se vai percorrer seja realizado com grande êxito, com total clareza.
    Para traçar em mente nossos objetivos de vida, devemos primeiramente, saber nossos valores morais e éticos. Pois deles depende todos e qualquer projeto, em especial o "projeto de vida". A harmonia que existe entre o desejo de ser e o desejo de querer devem sempre está ligado um ao outro para que se concretize a realização pessoal e profissional. Portanto, quando cada um conhece sua personalidade por inteiro significa que seu projeto de vida terá resultados positivos. Cada um deve se adaptar a realidade sem que destrua seus conceitos pessoais, pois a cada segundo o mundo evolui e o ser humano deve sempre andar lado a lado com a evolução, sem deixar que o mundo pense e viva por cada um.
    Para projetar a vida, deve-se ter temas de grande importância, tais como: saúde física, espiritual, intelectual, familiar, social, financeira, proficional e ecológica. Oito temas que são a base, o pedestal de uma vida planejada e bem estruturada, onde cada um respeita e acolhe a individualidade e a importância de cada um para a sobrevivência na Terra. Jozy Kellida, 1º1º-Eja tarde.

    ResponderExcluir
  3. Através de uma conscientização dos nossos objetivos e de um conhecimento profundo dos próprios valores é possível traçar um projeto de vida, para que assim possamos visualizar os caminhos mais viáveis para o alcance de nossas metas. É necessário haver coerência entre nossos objetivos e nossos valores, dessa forma sentiremos que estamos no caminho certo enquanto galgamos os degraus para alcançar nossa meta e também ao alcançá-la. Enfim, é indispensável conhecer-se, saber o que realmente é importante para si, além de conhecer profundamente seus valores para o planejamento de um projeto de vida. Projeto este que pode ser dividido em oito saúdes: física, espiritual, intelectual, familiar, social, financeira, profissional e ecológica.

    Aluno: Antonio Jorge Gomes Da Cruz 1º 3º EJA
    Prof.ª Eliana

    ResponderExcluir
  4. É necessário conhecermos os objetivos e os nossos próprios valores para podermos perceber nossa situação e para criarmos um projeto de vida.Os valores de cada um devem estar em sintonia com os objetivos à serem alcançados,para tornar-los mais palpáveis.Enfim,é importante conhecer a si para sabermos a s possibilidades do alcance de um objetivo,assim poderemos criar m projeto de vida,que pode ser dividido em oito áreas: física, espiritual, intelectual, familiar, social, financeira, profissional e ecológica.

    Aluno:Maria do Socorro Gomes 1º 3º EJA
    Prof.ª Eliana

    ResponderExcluir
  5. É muito importante para todos nós saber para onde vamos e como vamos chegar lá. As empresas de sucesso tem conseguido sobreviver e vencer, estabelecendo uma visão de futuro bem definida e estabelecendo estratégias para construir o sucesso esperado. As pessoas não são diferentes das empresas. Se olharmos por um ângulo mais amplo, vamos perceber que todos nós temos que definir de maneira clara a nossa VISÃO DE FUTURO e precisamos ter um PLANO DE AÇÃO que tornará real esta nossa visão.

    O presente material foi desenvolvido com base em nossa experiência junto á empresas e grupos de pessoas que estão preocupadas em sobreviver e vencer. Se você está cansado de lutar sem ter muitos resultados, talvez seja porque você ainda não tem seus horizontes claramente definidos. Este material não é uma fórmula mágica que irá resolver todos os seus problemas, ele na verdade vai ajuda-lo a construir o seu futuro. Se você leva-lo a sério e desenvolver a sua persistência, encontrará alguns caminhos que poderão conduzi-lo ao SUCESSO.

    Rosana Cruz da Natividade 1°4

    ResponderExcluir
  6. É preciso saber quais os nossos objetivos e os nossos valores para que assim possamos ver a nossa real situação e criarmos um projeto de vida.esses valores tem que estar combinados aos nossos objetivos para que esses por sua vez se tornem assim mais viáveis.
    Por fim posso dizer que é preciso primeiro conhecer nós mesmos para que nossos objetivos possam ser mais facilmente alcançados,para que possamos criar nosso projeto de vida que pode ter oito áreas: física, espiritual, intelectual, familiar, social, financeira, profissional e ecológica.

    Aluna:Márcia Cristina
    1º 3º EJA
    Prof.ª Eliana

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Ter sonhos e objetivos para alcançar, é preciso também que se tenha disposição e satisfação naquilo que pretende tornar realidade. Um projeto de vida é algo que resume o que pretendemos ter ou fazer na nossa vida daqui pra frente.As metas que depositamos nas nossas vidas, normalmente exige esforço e dedicação. Para isso é necessário que organizemos as áreas em que pretendemos ter êxito no futuro. A área física por exemplo, necessita excepcionalmente de esforço corporal, se quisermos ter um corpo saúdavel e em plena forma física, teremos que abdicar de determinados prazeres gastronômicos, e os exercícios fundamentais para que se tenha o corpo que desejamos, terão de ser principais.
    Já na área espiritual, precisamos ter um encontro com algo que nos proporcione paz interior, isso pode ser em uma oração, meditação, concentração, ou em uma busca com o próprio Deus. Área intelectual, o mundo nos proporciona várias formas de nos instruirmos, fica ao nosso critério escolher o que queremos conhecer de novo, ou descobrir o que nos causa curiosidade, ler livros, conhecer pessoas que podem nos edificar com suas experiencias pessoais, conhecer lugares, culturas, línguas, tudo isso inclui para nossa intelectualidade. Na área familiar, tratamos de convivência pessoal, para que tenhamos sucesso na area familia, é necessário que todas as areas acima citadas estejam incluidas e andando de forma pacífica, nossos entes são de fundamental importância para lidarmos com os obstáculos da vida, filhos, irmãos, pais, tios, precisam ter uma comunicação aberta e sincera, para que desta forma, a vida familiar contribua para que todas as outras áreas tenham êxito. Área social, é uma área que abrange bastante entendimento, podemos pensar desde o relacionamento escolar até um relacionamento amoroso, ser sociável ajuda bastante, nos relacionar com o que a sociedade impõe, ela dita regras e comportamentos, que na maioria das vezes predomina, e nessa área específica, a grande parte das pessoas se sente muito bem quando tem sucesso nela. O lado financeiro contribue bastante para um projeto de vida. É nele que muito dos nossos objetivos e sonhos podem se tornar realidade, se soubermos usar com sabedoria, o sucesso poderá ser garantido. Área profissional, um bom emprego e uma boa renda mensal, garante uma satisfação grande nas nossas vidas. Talvez essa seja a área que desde pequenos traçamos caminhos para que futuramente tenhamos uma satisfação futura, os estudos contribuem de forma direta para que essa área seja bem sucedida. Escolher uma profissão pela qual tenhamos afinidade oferece felicidade e disposição para que continuemos nela o resto da vida. Área ecológica, é necessário que tenhamos conscientização do mundo em que vivemos, estamos atualmente passando por um momento muito delicado na area natural do planeta, e de nada irá adiantar nossos projetos futuros se não nos preocuparmos com o futuro do planeta. Reciclar, cuidar, preservar, são algumas das atitudes que contribuírão para a vida no planeta. Ecologia é de fundamantal importância para uma vida saúdavel, e para um projeto de vida concluso.

    Ediani Cristina
    1°/2° EJA Noite
    Professora: Eliana

    ResponderExcluir
  11. Projetar a vida é idealizar com senso de responsabilidade tudo que desejamos,isto é, é ter plena convicção de que viver é um processo divino e que a reflexão diária sobre o porquê e o para quê vivemos é que nos mostra a direção de um caminho.
    Nesse caminho,é preciso ter um conjunto de ferramentas essenciais para uma vida próspera.A primeira ferramenta é a saúde espiritual.Essa,rege todas as outras como a:

    * Saúde física;
    * Saúde intelectual;
    * " familiar;
    * " social;
    * " financeira;
    * " profissional e saúde ecológica.

    Já que a saúde espiritual engloba as demais acima citadas,pode-se dizer que precisamos ter uma vida cheia do espírito, pela fé,acreditando em um ser supremo que permite todas as coisas,que vive além da nossa compreensão.Porque a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem.
    Saúde espiritual é reconhecer que somos imperfeitos e que a perfeição é divina.É entender também,que a imperfeição não é um ponto negativo e sim um instrumento para ser usado diariamente nas dificuldades,nos tropeços e falhas.E são nessas falhas e tropeços que aprendemos as mais sublimes lições.Uma vez que,é através da dor que vem o verdadeiro crescimento espiritual.
    Precisamos aprender que quando buscamos ser melhores do que somos,tudo em volta se torna melhor também,e através disso passamos a enxergar cada afição ou dificuldade como um teste divino indicando o caminho da felicidade.Os objetivos,as metas,e os valores são conseqüências do conhecimento espiritual.Portanto,o conhecimento espiritual é a base da saúde espiritual,ambos são essenciais para um equilibrado projeto de vida


    Katia Silva 1º/2° Eja/Noite
    Professora: Eliana

    ResponderExcluir
  12. Projetar a vida é idealizar com senso de responsabilidade tudo que desejamos,isto é, é ter plena convicção de que viver é um processo divino e que a reflexão diária sobre o porquê e o para quê vivemos é que nos mostra a direção de um caminho.
    Nesse caminho,é preciso ter um conjunto de ferramentas essenciais para uma vida próspera.A primeira ferramenta é a saúde espiritual.Essa,rege todas as outras como a:

    * Saúde física;
    * Saúde intelectual;
    * Saúde familiar;
    * saúde social;
    * saúde financeira;
    * Saúde profissional e saúde ecológica.

    Já que a saúde espiritual engloba as demais acima citadas,pode-se dizer que precisamos ter uma vida cheia do espírito, pela fé,acreditando em um ser supremo que permite todas as coisas,que vive além da nossa compreensão.Porque a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem.
    Saúde espiritual é reconhecer que somos imperfeitos e que a perfeição é divina.É entender também,que a imperfeição não é um ponto negativo e sim um instrumento para ser usado diariamente nas dificuldades,nos tropeços e falhas.E são nessas falhas e tropeços que aprendemos as mais sublimes lições.Uma vez que,é através da dor que vem o verdadeiro crescimento espiritual.
    Precisamos aprender que quando buscamos ser melhores do que somos,tudo em volta se torna melhor também,e através disso passamos a enxergar cada afição ou dificuldade como um teste divino indicando o caminho da felicidade.Os objetivos,as metas,e os valores são conseqüências do conhecimento espiritual.Portanto,o conhecimento espiritual é a base da saúde espiritual,ambos são essenciais para um equilibrado projeto de vida


    Katia Silva 1º/2° Eja/Noite
    Professora: Eliana

    ResponderExcluir
  13. projeto de vida para mim organizar e planeja o que
    você vai fazer da sua vida de hoje em diante como arranja um trabalho,estudar,viajar ou ir ao um medico.
    e tentar sempre melhorar a nossa vida e seguir sempre aquele projeto buscando ser feliz e saudável e enfrentar todas as dificuldades sempre de cabeça erguida sem fracassa e sempre se encontra bem disposto e feliz com a vida pois se você não se encontrar feliz e sinal que seu projeto não deu certo pois ninguém vai fazer um projeto para sua própria vida para ser infeliz.

    aluno:Davi Santos 1º1ºregular noite

    ResponderExcluir
  14. Na minha opinião projeto de vida é plantar com carinho e dedicação os legumes e verduras que são levados a sua mesa,é saborear cada pedacinho do alimento que digerimos,é da qualidade de vida para sua família, e nunca pensar em fraquejar com as derrotas da vida,pois acredito que cada derrota é uma experiência desfarçada que nos ajudará a estar preparados para o próximo desafio, para que possamos então olhar para trás e ver todas nossas conquistas, pois acredito também que não há problemas, só há etapaspara se descobrir, a solução é como um exercício para o estimulo do fortalecimento mental,

    HÉRCULES MATOS DA SILVA YASHA: 1º/1º/EJA/TARDE/

    ResponderExcluir
  15. Paulo Sérgio 1°1° Regular Noite .

    um projeto de vida e voçê se organizar sua vida ,como pequenas coisas

    * Saúde física;
    * Saúde intelectual;
    * " familiar;
    * " social;
    * " financeira;
    * " profissional e saúde ecológica.
    vc conseguindo organizar tudo isso , seu projeto de vida ira longe ...
    por isso faca seu projeto de vida com cuidado .
    pra depois vc nao se arrepender ....
    "Se alguem nao acha a felicidade em si mesmo , em outro lugar nao encontrará " ......
    Dômo Arigato

    ResponderExcluir
  16. PROJETO DE VIDA
    Tenho muitos projetos, um deles e estar sempre com Deus
    au meu lado mim ajudando a infrentar cada luta,
    sei que com Deus tudo o que desejo vou ter,



    quero termina meus estudo mim forma e poder cria meu próprio negorsio


    quero ter minha casa própria,

    tenho muita fé em Deus que todos os meus projetos vão se realizar
    quero minha família com saúde e bem estruturada
    tenho certeza que DEUS vai mim abençoa.

    ResponderExcluir
  17. Projetar a vida é idealizar com senso de responsabilidade tudo que desejamos,durante nossa vida.
    e organizar a nossa:
    -saúde
    -familia
    -negocios
    -trabalho
    -estudos
    -e nosso futuro
    Precisamos aprender que quando buscamos ser melhores do que somos.
    Por fim posso dizer que é preciso primeiro conhecer nós mesmos para que nossos objetivos possam ser mais facilmente alcançados,para que possamos criar nosso projeto de vida que pode ter oito áreas: física, espiritual, intelectual, familiar, social, financeira, profissional e ecológica.

    ResponderExcluir
  18. ola boa noite !
    meu nome e Francilene Senna do 1°1° Regular noite....
    um projeto de vida e vc fazer de sua vida e como um livro , tem que ter inicio , meio e fim ..
    mas cuida escreva sua vida , com responsabilidade ...
    pois de sua vida so o que vc leva e o conhecimento ...
    e o que deixa e a saudades , nas pessoas que vc fez feliz...
    """ sempre que pessamos que sabemos todas as respostas vem a vida e muda todas as perguntas """"
    by : Francilene Senna ....

    ResponderExcluir
  19. alrilane
    1º1º regular noite
    "projeto de vida". A harmonia que existe entre o desejo de ser e o desejo de querer devem sempre está ligado um ao outro para que se concretize a realização pessoal e profissional. Portanto, quando cada um conhece sua personalidade por inteiro significa que seu projeto de vida terá resultados positivos. Cada um deve se adaptar a realidade sem que destrua seus conceitos pessoais, pois a cada segundo o mundo evolui e o ser humano deve sempre andar lado a lado com a evolução, sem deixar que o mundo pense e viva por cada um.

    Dessa forma, conhecer-se, saber o que a vida realmente significa para você e conhecer seus valores é de fundamental importância no planejamento do seu Projeto de Vida. Os valores também podem estão livres para serem modificados, pois a medida que evoluimos, nossos valores também evoluem. Nada é estático.

    ResponderExcluir
  20. PROJETO DE VIDA
    Tenho muitos projetos, um deles e estar sempre com Deus
    au meu lado mim ajudando a infrentar cada luta,
    sei que com Deus tudo o que desejo vou ter,
    quero termina meus estudo mim forma e poder cria meu próprio negorsio
    quero ter minha casa própria,
    tenho muita fé em Deus que todos os meus projetos vão se realizar
    quero minha família com saúde e bem estruturada
    tenho certeza que DEUS vai mim abençoa.

    ResponderExcluir
  21. Ter sonhos e objetivos para alcançar, é preciso também que se tenha disposição e satisfação naquilo que pretende tornar realidade. Um projeto de vida é algo que resume o que pretendemos ter ou fazer na nossa vida daqui pra frente.As metas que depositamos nas nossas vidas, normalmente exige esforço e dedicação. Para isso é necessário que organizemos as áreas em que pretendemos ter êxito no futuro. A área física por exemplo, necessita excepcionalmente de esforço corporal, se quisermos ter um corpo saúdavel e em plena forma física, teremos que abdicar de determinados prazeres gastronômicos, e os exercícios fundamentais para que se tenha o corpo que desejamos, terão de ser principais.
    Dessa forma, conhecer-se, saber o que a vida realmente significa para você e conhecer seus valores é de fundamental importância no planejamento do seu Projeto de Vida. Os valores também podem estão livres para serem modificados, pois a medida que evoluimos, nossos valores também evoluem. Nada é estático.
    jonathan araújo,1º1º regular noite

    ResponderExcluir
  22. Um projeto de vida é um plano de ação de objetivos que cada ser humano tem que traçar, organizando assim os seus sonhos e seus ideais . estudar é um dos objetivos que cada ser humano deveria colocar como um plano de vida. Já que estudar é uma forma de vencer desafgios e uma forma de descobrir que você é capaz de lutar e de vencer.
    O meu projeto de vida são os sonhos que nasceram no meu coração, sonho de liberdade e de viver algo novo vencendo o medo de não conseguir, de pensar que não sou capaz.
    Hoje sonho em ser pedagoga e luto para alcançar esse sonho e conquistar os meus ideais ser uma profissional e ser uma mulher independente que luta pra conseguir oque quer. Acredito que todo ser vivente nacional tem que ser sonhador, correr atráz e lutar para realizar os seus sonhos, pois acredito que o futuro pertence aqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos.
    Deus é nosso criador e tem um plano e um propósito para a nossa vida e quando buscamos o seu plano somos abençoados e honrados pela fé que temos nele, pois a sua palavra diz que é possível ao que crer, e a minha fé me fortalece e me dá forças pra lutar pelos meus sonhos indo em busca dos meus ideais para que eu possa realizar os meus projetos e ter a minha independência financeira.
    Vou lutar por dias melhores, sempre acreditando que Deus reservou o melhor dessa terra pra mim e nunca deixar de ser uma sonhadora, porém que luta com os pés no chão para realizar o meu projeto de vida e tudo que dele faz parte.

    MIchelli de Fatima da S. e Silva
    1º2ºEJA Noite

    ResponderExcluir
  23. São muitos os caminhos, as oportunidades e as possibilidades de escolhas ao longo da vida.
    São muitos sonhos, desejos e desafios; batalhas interiores que travamos inúmeras vezes com nossos sentimentos, limitações e crenças.
    Meu preimeiro consciente projeto de vida foi lutar para vencer o medo. Medo de viver e não vencer; medo de amar e não ser amada; medo de conquistar e perder; medo de passar pela vida e nada aprender.
    Depois que comecei a me entender, meu projeto de vida foi querer viver. Viver sem pressa, mas viver com confiança, viver um amor, um momento de cada vez.
    Agora meu projeto de vida é crescer. Amadurecer. Criar oportunidades para o meu cotidiano, que me tragam qualidade de vida. Abro meus horizontes e resgato as oportunidades que um dia deixei passar. Consigo olhar além do que eu tenho hoje e vejo um grande futuro pela frente. Vejo com os olhos da fé, florescer as sementes que planto hoje. Vejo minha auto-estima recuperada e a minha vida transformada. Depois de tudo isso, posso dizer que meu projeto de vida é viver, vencer e ser feliz.

    Noelle NazaréS. dos Santos
    1º2ºEJA Noite

    ResponderExcluir
  24. Aluno;Fabricio Araujo
    Serie;1°/1° regular Turno;Noite
    É muito importante para todos nós saber para onde vamos e como vamos chegar lá. As empresas de sucesso tem conseguido sobreviver e vencer, estabelecendo uma visão de futuro bem definida e estabelecendo estratégias para construir o sucesso esperado. As pessoas não são diferentes das empresas. Se olharmos por um ângulo mais amplo, vamos perceber que todos nós temos que definir de maneira clara a nossa VISÃO DE FUTURO e precisamos ter um PLANO DE AÇÃO que tornará real esta nossa visão.

    ResponderExcluir
  25. Aluna:Maria Jéssica
    Série:1°/1° regular Turno:Noite
    Para contruimos nosso projeto de vida precisamos está de bem com nós mesmo,simplemente nada melhor que sabermós que nossa vida naõ passou inultiumente.
    Um projeto de vida é muito mas do que planeja,é lutar para conquista os objetivos de que tanto pesamós e sonhamos nada melhor do que olhamos e vermos o que contruimos e demostramos que nada e imposivel só nós mesmo é que dificultamos termos que perceber que tudo podermos só basta procuramos o verdadeiro nós aquele nós que sempre lutar por que realmente acredita.
    Devermos pecerber que estamos aquei por varios proporsitos e um desses proporsitos e contruimos um PROJETO DE VIDA.
    Entaõ nada melhor que sermos sempre felizes e enfrentamos os problemos mesmo que os problemas mostrem as vezes ser mas fontes do que nós mas existe um grande soluçaõ para esse problema DEUS.
    Nunca desista de seus projetos pois tudo podermos só devermos acredita em nós mesmo.

    ResponderExcluir
  26. Edimarlon 1º/1º Regular Noite4 de outubro de 2009 às 19:36

    Um PROJETO de VIDA!requer muita consiência e pensamento,porque o indíviduo têm que estar bem consigo mesmo,para ele poder elaborar a sua vida.
    Bem eu por exemplo estou de bem com a minha,porque em tudo que eu faço ponho DEUS em primeiro lugar e confiando nele e tendo fé,e vazendo a vontade de DEUS as outras coisas vós seram acrescentadas...quero conseguir realizar todo os meus projetos,quero que Deus me abençõe o suficiete de até à um certo ponto de ter conseguido realizar os meu sonhos.Muitas das vezes vém as barreias para tentar nos empedir mais temos que ser forte o bastante para poder enfrentar-lás e derruba-lás,porque o fraco não consegue nada na vida.Ele até tenta mais quando se depara com um pequeno problema ele vê aquele pequeno problema com outros olhos e aí que vêm aquele pensamento inferior de não conseguir enfrentar o problema e fica por isso mesmo.Eu já sou totalmente diferente ao enfrentar uma dificuldade eu vó com pensamento de vencer,de ir além do limite.
    Bem deixo falar logo oque eu tenho a dizer agente hoje em dia temos muitos planos na nossa vida.O primeiro (1º) da minha é ter minha FAMÍLIA toda em união porque isso é muito essencial,porque hoje em dia agente vê muitas familias se acabando em desgraças que não tém união:é pai que não fala com filho,mãe que não fala com filha,irmãos brigões e etc...(2º) SAÚDE porque se não tiver-mos SAÚDE fica meio difícil de seguir em frente.(3º)O AMOR ao proxímo porque é necesário amar as pessoas como se não houvese o amanhã,as vezes acontece tragédias em nossas vidas por falta de amor então é por isso que eu digo que é preciso amar-mós uns aos outros só assim com amor poderemos ajudar aquele que está necessitado de COMPANHIA,CARINHO,PAZ,SAÚDE,e AMOR! talvez até um ombro amigo para chorar.
    Então oque eu tinha para falar era isso espero que isso sirva para muita gente que vive aí sem ânimo,sem coragem de enfrentar a vida,que você possa ter uma nova vida.Minhas palavras ficam por aqui pense e reflita nisso.

    ResponderExcluir
  27. ALUNA:Maria do Socorro Souza.
    SÉRIE:1º/2º TURNO:Noite.
    PLANEJAMENTO DE VIDA.
    Todo ser humano tem um planejamento de vida;seja ele bom ou ruim! Ir em
    busca de uma vida feliz e cheia de realizações é traçar e trilhar caminhos concretos
    em buscas desses sonhos. Sonhos esses que adquirimos em nossas etapas de vida,a partir do momento que vamos evoluindo vamos também buscando metas para nosso convívio na sociedade.Quem dera que todas as pessoos buscassem um projeto de vida para o seu bem e de todos,mas a realidade é diferente;o mundo pede socorro porque a maioria não se importam em deixar ,ou,pisar no outro para adquirir o seu espaço...
    planejar uma meta de vida é buscar realizar o bem estar próprio e dos outros que se emcontram em nosso redor ,só assim viveremos em uma socioedade mais justa e igualitária.É
    o que acredito e espero para o meu futuro e o dos outros.Viver em harmonia onde quer que estejamos é levar a paz e o amor para que os nossos planos venham a ser realidade.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Todos devemos ter um projeto de vida para assim termos uma perspectiva de vida mais segura,e para que possamos dar passos mais conscientes em nossa empreitada.Porém devemos tambem conhecer nossos valores para que nossos objetivos sejam traçados de forma consciente e inteligente.È preciso saber por onde começar para que a meta possa ser avistada antes mesmo de ser alcançada.enfim é necessário analisarmos aquilo que pretendemos para nossa vida para que o futuro possa ser mais seguro.

    Aluna: Regiane cordeiro nazário 1º 3º EJA
    Prof.ª Eliana

    ResponderExcluir

Dê sua opinião é muito importante para nós saber o que você pensa sobre o assunto.